line1

augusto-rossiniPalestrante: Augusto Eduardo de Souza Rossini

Palestra: Conceitos de Cidadania

Currículo: Mestre e Doutor em Direito Penal, é Procurador de Justiça do Estado de São Paulo. Foi diretor geral do departamento penitenciário brasileiro (DEPEN) e é membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Integrante do Ministério Público desde 1989. Autor do livro “Informática, Telemática e Direito Penal”, colaborou em várias obras relacionadas ao tema delitos informáticos e foi o vencedor do IV Prêmio Innovare com a prática denominada Promotoria Comunitária.

line1

luis_caparrozPalestrante: Luis Humberto Caparroz

Palestra: Noções Básicas de Segurança para o Cidadão

Currículo: Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com diversas condecorações da mais alta importância, ingressou na PMESP em 1991. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB e em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP. MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Universidade Anhanguera e especialização em Uso da Força, Equipamentos e Tecnologias Não Letais pela Polícia Nacional do Equador. Realizou ainda diversos cursos na PMESP e em outras instituições. Comandante de Força Patrulha (gestor operacional de ocorrências de emergência); Comandante de Força Tática; Comandante de Pelotão de Patrulhamento Tático; Oficial Chefe das Seções de Planejamento e Treinamento; Comandante de Companhia da Escola de Formação de Oficiais e de Companhias Territoriais – respectivamente nas seguintes Unidades da Polícia Militar: 13ºBPM/M, 5ºBPM/M, Coordenadoria Operacional da Polícia Militar, 15º BPM/M, 1º BPChq – “Batalhão Tobias de Aguiar” – ROTA, Academia de Polícia Militar do Barro Brando e 7º BPM/M “1º Ten PM Calegari”, atualmente é aluno no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais CAO, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

line1

Palestrante: Marcos Alcantara Lima

Palestra: Polícia Comunitária, Conceito e Prática

Currículo: Coronel na Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Curso de controle de tumultos e distúrbios civis – Comando do Policiamento de Choque/PM (1998). Estágio no Canadá, Chicago, e no trabalho de tolerância zero e comunitário do Departamento de Policia de Nova Iorque (1996). CSP – atual Curso Superior de Técnico de Policia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (1996). Curso de Primeiros Socorros-Hospital das Clinicas/corpo de Bombeiros (1993). Possui graduação em gerenciamento de desastres e ações da comunidade pela FGV –Brasília (1991/92). Curso de Administração Publica pela ENAP-Brasilia (1992). Curso de especialização em emergências médicas – Hospital das Clinicas/Corpo de Bombeiros (1992). Curso de especialização de Bombeiros/ e estruturas-Fatec (1980). Curso de Bombeiros para Oficiais (1978). Curso de Oficiais Academia do Barro Branco (1970). Comandante de unidades do Corpo de Bombeiros, onde serviu quinze anos, 2º Batalhão de Choque e policiamento de área. Último Comando no CPA/M-1 – Área Centro de 1997 à maio de 2001.

line1

reinaldo-correaPalestrante: Reinaldo Corrêa

Palestra: Drogas Riscos e Prevenção

Currículo: Formado em Direito pela Faculdade Metropolitana Unidas, turma de 1977. Diversos cursos em Prevenção de Drogas. Foi, por cinco anos, membro efetivo do CONED – Conselho Estadual Sobre Drogas e da COED.- Coordenadoria Estadual sobre Drogas. Por cinco anos (2009 – 2014), era o Delegado de Polícia Responsável pela Divisão de Prevenção e Educação – DIPE do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico – DENARC, da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Membro consultor da Comissão de Álcool e Drogas da OAB-São Paulo.
Hoje, como Delegado de Polícia Aposentado, continua exercendo atividades voltadas à “Prevenção ao abuso de bebida alcoólica e uso de drogas”, proferindo palestras e participando de seminários em Escolas, Colégios, Universidades, Órgãos Públicos, Prefeituras e Empresas. Participa, ainda, de programas de rádio e televisão informando a respeito dos problemas causados pelas drogas e a responsabilidade dos pais.

line1