O Ciclo de Palestras “Cidadão Seguro” foi idealizado pelo CONSEG Bela Vista / Liberdade / República e realizado em parceria com o CONSEG Consolação / Higienópolis / Pacaembu, em busca de melhorar a “sensação de segurança” na área de atuação de ambos. O foco principal é a prevenção e busca de uma aproximação maior da comunidade com as entidades voltadas para melhoria da segurança pública.
Através das palestras ministradas os participantes terão uma imersão no universo da segurança, aprendendo um pouco mais de como agir para correr menos riscos e a importância do envolvimento de todos no processo. Saberá qual o papel de cada indivíduo, instituição pública, assistencial ou privada no processo da segurança pública.
Em 2016 será realizado em conjunto por todos os CONSEG’s da área central da cidade de São Paulo e realizado em uma única data. no dia 24 de setembro no período da manhã. O local será o auditório da Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo.
Conheça mais dos CONSEG’s da área Central:
Sobre o CONSEG Bela Vista / Liberdade / República
Fundado em 26 de fevereiro de 1998, com a participação de várias lideranças da comunidade, o CONSEG Bela Vista /Liberdade / República teve como primeiro presidente o Dr. Nelson de Abreu Pinto, atual presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo.
O CONSEG Bela Vista / Liberdade / República se tornou referência junto à comunidade local pela busca incansável de soluções para todos junto ao poder público. Com reuniões mensais abertas, o conselho, que é formado por lideranças da própria comunidade, busca ouvir as demandas e em conjunto com as autoridades trazer soluções para todos.
Entre as ações mais marcantes, podemos destacar a briga pelo esvaziamento da carceragem do 5º DP e a movimentação da sede da 1ª Cia do 11º BPM/M, que funcionava dentro do prédio do batalhão para sede própria, ficando mais próxima de todos.
Outra grande ação elaborada, a “Festa das Crianças”, que é feita em parceria com a polícia Militar, sempre traz uma aproximação entre as crianças e a polícia militar, melhorando a confiança na instituição, promovendo assim um elo comunitário.
Em 17 de abril de 2015 foi alterada a nomenclatura de Bela Vista / Bixiga” para “Bela Vista / Liberdade / República”, para adequação do conselho ao regulamento, que determina a área de atuação conforme a do Distrito Policial ao qual está vinculado.
Sobre o CONSEG Bom Retiro
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Brás / Mooca / Belenzinho
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Cambuci / Vila Monumento
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Centro
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Consolação / Higienópolis / Pacaembu
O CONSEG Consolação nasce em 1993, tendo como primeiro presidente o Dr. Luiz Roberto de Menezes. As primeiras reuniões com cerca de 10 participantes eram realizadas no auditório do prédio que pertenceu a Caixa Econômica Federal, na Rua João Guimarães Rosa.
Mais tarde, as reuniões passaram a ser realizadas na escola Caetano de Campos e anos mais tarde, nas antigas instalações da 3ª Cia do 7º BPM/M, hoje denominada como 1ª Cia.
Com uma atuação tênue, no ano 2000 assume a Presidência o Dr. Edison Nassif Farah, grande promotor de ideias na região, movimentando os comerciantes e empresários em apoio ao Conselho e as forças de Segurança Pública. Na época, o Instituto Presbiteriano Mackenzie se torna um aliado e oferece suas instalações para as reuniões ordinárias do CONSEG Consolação.
Em abril do ano 2004, assume a Diretoria Ubiratã Rodrigues da Silva e, como Diretor de Assuntos Comunitários, o Sr. José Luis Braz Leme, que logo assumiria a Presidência do mesmo.
Em maio do 2008, o Sr. José Luis Braz Leme assume a Presidência do CONSEG Consolação, e solicitou a alteração do nome do Conselho para “CONSEG Consolação / Higienópolis / Pacaembu”, para melhor entendimento de sua área de atuação, o que foi realizado pela coordenadoria.
Durante os 7 anos da gestão do Sr. José Luis Braz Leme, o conselho teve muitas ações em sua região de atuação em busca da melhora da “sensação de segurança” da comunidade local. Em dado momento deste período as reuniões foram transferidas para a ACM – Associação Cristã de Moços, onde ocorrem até a presente data. Em 2015 assume a presidência a Sr.ª Comendadora Marta Lilia Porta Campoamor Regairás, para o biênio 2015/2017.
Sobre o CONSEG Jardins / Paulista
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Liberdade
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Pari / Brás
Aguarde em breve mais informações.
Sobre o CONSEG Santa Cecília
Aguarde em breve mais informações.